Principal Introdução Revisão Objetivos Metodologia Atividades Resultados Conclusão Bibliografia Créditos

 

 

Hipermídia

Introdução

A pesquisa em questão faz parte de um projeto maior intitulado “Características da Habitação de Interesse Social na região de Florianópolis: Desenvolvimento de Indicadores para Melhoria do Setor” apoiado pelo Programa FINEP/BID/880/OC-BR - "Habitare" (Tecnologia de Habitação). Este projeto é composto por cinco pesquisas independentes, mas possíveis de integração, desenvolvidas nos departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Expressão Gráfica e Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina.

Parte-se do princípio de ser necessário promover moradias para um grande número de pessoas mantendo um custo baixo, mas também atendendo a aspiração destas pessoas em ter habitações diferenciadas e adequadas às suas características sociais e culturais. A pesquisa em questão enfoca, portanto, a importância da consideração do usuário no projeto de habitação social da região da Grande Florianópolis.

É comum, em projetos de conjuntos habitacionais populares no país, não serem consideradas as características do lugar de implantação (como relevo, clima, insolação...), quanto mais a cultura local de uma determinada região. Sendo assim, os moradores destes conjuntos habitacionais são condicionados a realizar modificações e ampliações em suas moradias afim de personalizá-las e adaptá-las às suas necessidades existenciais e culturais.

O sistema gerado através da presente pesquisa é direcionado aos estudantes do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e aos profissionais da área de projeto da habitação social na região.

Justifica-se a elaboração de um sistema hipermídia para a transmissão de conhecimentos específicos na área de projeto arquitetônico, tendo-se em vista o material visual desta área ser bastante vasto e rico.

Os sistemas hipermídia vêm se destacando como veículos alternativos de informação e aprendizagem. Possuem recursos de apresentação tais como integrar e executar ligações não-lineares de textos, imagens estáticas, sons, e animação. Além disso, possuem a vantagem de permitir aos seus usuários a livre escolha quanto ao tempo e maneiras de como estes desejam tomar conhecimento dos conteúdos apresentados.

A pesquisa também conta, além dos recursos advindos do Programa FINEP/BID e CNPq (verba destinada ao trabalho dos bolsistas), com o apoio do Laboratório de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem/ HiperLab/ EGR/ UFSC na implementação do sistema hipermídia.