Principal Introdução Revisão Objetivos Metodologia Atividades Resultados Conclusão Bibliografia Créditos

 

 

Hipermídia

Atividades

Atividade 1: Organização dos dados referentes ao estudo de caso realizado nos Conjuntos Habitacionais Bela Vista 1, 2 e 3.

Seleção de fotografias e plantas baixas que ilustrem os conflitos identificados;

Esta atividade foi desenvolvida com o auxílio da pesquisadora Marina Fialho de Souza, pertencente à equipe de trabalho do sub-projeto 3 (“Recomendações e Alternativas para novos projetos de Habitação Popular a partir da Avaliação das Interações entre Usuário e Moradia”), a qual coordenou os estudos nos conjuntos Bela Vista 1, 2 e 3.

Para cada um dos 25 conflitos identificados nas unidades habitacionais investigadas foram selecionadas fotografias e plantas baixas com lay-out que representam visualmente o desvio entre as necessidades dos usuários e elementos arquitetônicos ausentes ou mal providos nos ambientes analisados.

As fotos e plantas serão tratadas em softwares de editoração de imagens, como o Adobe Photoshop 4.0 para demonstrar mais claramente os conflitos identificados.

A listagem dos 25 conflitos identificados é apresentada na etapa do Estudo de Casos do sistema, sendo que o relatório completo desta etapa está disponível com o coordenador geral do projeto apoiado pelo programa FINEP/BID, Prof. Fernando Oscar Ruttkay Pereira, ou no Grupo Habitação sob a coordenação da Profa. Carolina Palermo Zsücs, ambos no departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

 

Atividade 2: Participação em estudo de caso no C. H. Bela Vista 4

A maior parte do estudo realizado no Conjunto Habitacional Bela Vista 4 foi coordenada pela pesquisadora Maristela M. de Almeida e realizada por duas equipes formadas pelos acadêmicos bolsistas do projeto maior:

Equipe 1: Adelle Brunetto, Alexandre M. Matiello e Andréa Kern;

Equipe 2: Adriano Kremer, Luciane Bueno e Luís Carlos Kuchenbecker.

Após uma primeira visita de reconhecimento do conjunto, da qual participaram vários pesquisadores e bolsistas do projeto maior, foram selecionadas 14 unidades a serem investigadas. Visando uma amostragem variada dos apartamentos, os critérios definidos para a seleção destas unidades foram:

a) nível (térreo, intermediário, cobertura);

b) proximidade com a BR-101 e/ou com os equipamentos do condomínio (salão comunitário, quadra poliesportiva, playground);

c) situação da planta baixa (original x reformada);

d) usos (residencial x misto);

e) blocos (A até M)

f) orientação das fachadas.

A visita ao primeiro apartamento investigado (de propriedade da atual síndica geral do Bela Vista IV) foi realizada em conjunto pelas duas equipes, e contou com a presença e orientação das pesquisadoras Maristela Moraes de Almeida e Marina Ester Fialho de Souza. Esta experiência, além de contribuir com os primeiros dados coletados no conjunto, serviu para treinar as equipes do trabalho de campo.


As etapas de trabalho subdividiram-se em:

Levantamento de campo nas unidades habitacionais selecionadas

Em cada unidade selecionada foram realizadas entrevistas com os moradores, observações e registro gráfico (planta baixa com lay-out) e fotográfico das interações entre estes e os ambientes.

Descrição das unidades selecionadas e de seus moradores;

De cada unidade foi elaborado um texto descritivo das entrevistas e observações realizadas in loco.

Organização do registro gráfico e fotográfico;

As plantas baixas com lay-out registradas em cada unidade foram elaboradas no Software AutoCad r14 e arquivadas junto com as fotografias referentes em diretórios específicos de cada unidade analisada.

Identificação de conflitos arquitetônicos;

Em cada unidade foram identificados conflitos arquitetônicos específicos, sendo que ao final das análises foi elaborada uma listagem geral com todos os conflitos identificados, totalizando 23 conflitos referentes ao conjunto.

Análise dos conflitos arquitetônicos identificados;

Para cada conflito identificado foi elaborado um texto explicativo, relacionando os conflitos às necessidades humanas não atendidas pelos objetos arquitetônicos mal providos ou ausentes nos ambientes públicos e privados do conjunto.

O relatório completo sobre o estudo realizado no Conjunto Bela Vista 4 e a listagem geral dos 23 conflitos identificados foi elaborado pelo bolsista Luís Carlos Kuchenbecker sob orientação de Maristela M. de Almeida e está disponível com o coordenador geral do projeto maior apoiado pelo Programa FINEP/BID, Fernando O. Ruttkay Pereira – prof. do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Relatório da Avaliação das Interações entre os Apartamentos do Conjunto Habitacional Bela Vista e seus Moradores - período: 09/97 a 06/98).

Seleção de fotos e plantas baixas que ilustrem os conflitos identificados;

Para cada conflito identificado foram selecionadas plantas baixas e fotografias que representem visualmente os conflitos arquitetônicos identificados. As fotos e plantas serão tratadas em softwares de editoração de imagens, como o Adobe Photoshop 4.0 para demonstrar mais claramente os conflitos identificados.


Atividade 3: Estudo dos padrões de crescimento de nove conjuntos habitacionais levantados na região de estudo

Para esta atividade foi selecionada uma amostra aleatória de nove conjuntos habitacionais da região, sendo cinco conjuntos de casas e quatro de apartamentos. Os conjuntos selecionados foram: Monte Verde, Panorama, Parque da Figueira, Vila Operária e Vila União, em Florianópolis; e Bela Vista 1, 2, 3 e 4, em São José. Esta atividade consistiu em:

Levantamento de campo;

Foram realizadas visitas a cada um dos conjuntos com vista a registrar fotograficamente as formas como as unidades habitacionais destes conjuntos crescem ou modificam-se segundo as características e necessidades de seus usuários.

Caracterização dos conjuntos;

Dos conjuntos selecionados foram elaborados textos mais completos, especificando os materiais utilizados no projeto original para poder identificar algumas modificações ocorridas ao longo do tempo. Foram utilizados nesta etapa os materiais fotográfico (fotografias das tipologias originais) e gráfico (plantas baixas e fachadas originais) obtidos na etapa de levantamento das características gerais dos 19 conjuntos levantados na região. Para cada um dos nove conjuntos investigados nesta etapa foram também elaborados esquemas de implantação.

Identificação dos padrões de crescimento;

Através dos registros fotográficos analisados juntamente com as implantações, plantas baixas e fachadas originais de cada conjunto, foram identificados padrões de crescimento (ampliações ou modificações que se repetem com bastante freqüência) específicos de cada conjunto visitado. Ao final desta etapa pôde-se elaborar listagens gerais de padrões comuns aos conjuntos de casas e padrões comuns aos conjuntos de apartamentos.

Análise dos padrões identificados;

Os padrões das listagens gerais foram analisados segundo as suas relações com as características e necessidades existenciais e culturais dos usuários da região estudada. A análise foi registrada através de textos explicativos relacionados às fotos representativas de cada padrão.

As fotografias foram tratadas em software de editoração de imagens para melhor representar os padrões identificados.


Atividade 4: Elaboração de recomendações de projeto

Esta atividade está sendo efetuada pela equipe do sub-projeto 4: (“Recomendações e Alternativas para novos projetos de Habitação Popular a partir da Avaliação das Interações entre Usuário e Moradia”) para projetos de moradias unifamiliares (casas).

O material a ser fornecido pelo sub-projeto referido foi devidamente tratado para ser inserido no sistema hipermídia.


Atividade 5: Seleção do material para a etapa de Apresentação do Projeto

Esta atividade foi desenvolvida no último período, pelo bolsista de programação visual, modelagem e animação tendo-se em vista que pode ser realizada concomitantemente à implementação do módulo hipermídia de apresentação de projetos aos usuários. Foi escolhido um exemplo de projeto que possa ser visualizado, sobretudo, através de simulações volumétricas.


Atividade 6: Confecção do Story-board, estruturação do sistema

Com a obtenção da maior parte dos resultados necessários à elaboração do sistema hipermídia de apoio ao projeto de habitação social, foi elaborado o story-board do sistema que é composto por seis seções referentes às principais atividades realizadas na pesquisa. Este organograma mostra de uma forma simplificada a organização do sistema.





Atividade 7: Idealização das telas do sistema

As telas-base do sistema foram elaboradas com cores mais neutras (cinza e preto) a fim de destacar as cores das seções e os conteúdos apresentados que são, na maior parte, fotografias e imagens gráficas.

Foram utilizados recursos para aproximar a linguagem do sistema à área da arquitetura, como: uma textura aplicada sobre os fundos cinzas que proporcionam o efeito de uma parede chapiscada; a fonte technical (mais estilizada, lembrando a escrita do profissional arquiteto) para os títulos de cada tela e ícones croquisados (simulando desenhos à mão livre).

A figura de fundo para as telas iniciais e finais do sistema representa um croqui de uma habitação popular personalizada por seus moradores (baseada em fotografia tirada no conjunto habitacional Vila União em Florianópolis).

As telas de cada seção são padronizadas, com área de trabalho branca e sem textura, visto esta área ser reservada em cada tela para os textos e ocasionalmente figuras. O usuário do sistema diferencia cada seção através dos ícones que normalmente estão em preto e branco e somente tornam-se coloridos quando a seção é selecionada.


Atividade 8: Apresentação dos resultados já obtidos na pesquisa

Foram elaborados artigos para publicação nos seguintes eventos:

ENCAC 97 - IV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, Salvador, novembro de 1997;

URV`98, Barquisemeto, 1998;

GRAPHICA`98 – II Congresso Internacional de Engenharia Gráfica nas Artes e no Desenho & 13o Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, Feira de Santana, setembro de 1998;

COINFA`98 – I Conferência Latino-Americana de Informática no Ensino de Arquitetura & IV Seminário Nacional de Informática no Ensino de Arquitetura, Florianópolis, setembro de 1998.

 

Foram elaboradas telas no Microsoft PowerPoint para apresentação em Datashow dos artigos publicados nos seguintes eventos:

ENCAC 97 - IV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, Salvador, novembro de 1997;

COINFA`98 - I Conferência Latino-Americana de Informática no Ensino de Arquitetura & IV Seminário Nacional de Informática no Ensino de Arquitetura, Florianópolis, setembro de 1998;

Worshop Finep