Principal Introdução Revisão Objetivos Metodologia Atividades Resultados Conclusão Bibliografia Créditos

 

 

Hipermídia

Conclusão

 

Durante o período da pesquisa ocorreu algumas modificações no tocante aos objetivos do sistema hipermídia a ser implementado.

Tendo por base os primeiros estudos realizados na pesquisa e a consultoria da profª Maria Lúcia Malard, da Faculdade de Arquitetura da UFMG, nos pareceu melhor idealizar um sistema que considerasse o usuário da região como ponto referencial dos projetos sociais, em vez de proporcionar sua participação direta no processo de projeto.

Tendo-se em vista as modificações acima relatadas, no sistema hipermídia que está sendo idealizado o título da pesquisa foi alterado para Consideração do Usuário no Projeto de Habitação Social através de sistema Hipermídia.

O sistema, portanto, visa apoiar estudantes de arquitetura e profissionais de projetos habitacionais de interesse social através da consideração das características e necessidades dos usuários reveladas por meio de estudos qualitativos em conjuntos habitacionais existentes na região de Florianópolis. A participação direta do usuário é, de certa forma, obtida na seção seis do sistema em que este pode conhecer e, quem sabe, opinar sobre sua futura moradia antes mesmo da construção. Considera-se uma avanço para diminuir a diferença entre a linguagem gráfica e a linguagem visual dos usuários, a seção de apresentação de projeto. Esta permite que o usuário visualize de variadas formas não só a moradia a lhe ser entregue, mas sobretudo, as possíveis alterações ou ampliações que poderá efetuar conforme suas necessidades (aumento ou redução do número de pessoas da família, incorporação de atividade profissional), condições financeiras, etc.

 

Quanto à pesquisa

A maior parte dos projetos populares no Brasil visam satisfazer as “necessidades básicas” de qualquer usuário em qualquer lugar. Muitas tipologias habitacionais de programas sociais do país se repetem em regiões distintas, independente da topografia, posição na quadra, orientação solar e, principalmente, da cultura de determinado local.

Não existe uma consideração com os usuários na etapa de projeto. A participação destes é geralmente restrita a uma etapa posterior ao projeto, ou seja, uma reforma ou ampliação, realizada de acordo com as necessidades e possibilidades econômicas destes.

Os estudos realizados em conjuntos habitacionais já existentes em uma determinada região (no presente caso na região da Grande Florianópolis, no sul do país), com enfoque nas reais necessidades e características dos usuários que devem ser supridas pelos elementos arquitetônicos da habitação, geram resultados que permitem subsidiar projetos populares mais adequados à região.

O sistema hipermídia desenvolvido representa uma nova experiência na transmissão de conhecimentos no campo da arquitetura. Procura unir os conhecimentos gerados a partir de pesquisas científicas (no caso os estudos em conjuntos habitacionais) à prática de projetos na área da habitação social através das vantagens das recentes tecnologias da informática.

Os recursos utilizados potencializam o aprendizado de um conteúdo específico para os estudantes e profissionais da área e, consequentemente, o apoio na elaboração de projetos mais adequados aos usuários da região estudada.

O sistema avança na apresentação de informações de apoio e, sobretudo, permite a demonstração do projeto aos usuários, incentivando o diálogo entre estes e os projetistas.

Espera-se, desta forma, colaborar para a melhoria do setor de interesse social da região da Grande Florianópolis.