Principal Apresentação Justificativa Ref.Teórico Metodologia Etapa 1 Etapa 2 Conclusões Bibliografia Anexos

 

 

Apropriação

Apresentação

 

            A pesquisa de que trata este relatório teve por objetivo central, tecer recomendações e traçar alternativas projetuais que garantam maior habitabilidade e flexibilidade às unidades dirigidas às populações de baixa renda. Está inserida na pesquisa “Características da Habitação de Interesse Social na Região de Florianópolis: desenvolvimento de indicadores para melhoria do setor”, financiada pela FINEP/BID através do Plano de Ação para a Área Social.

            A pesquisa foi organizada em quatro etapas, a saber:

1• Estabelecimento do referencial teórico e trabalho de campo, com coleta de dados sobre unidades habitacionais pré-selecionadas;

2• Sistematização e análise dos dados levantados, com identificação dos conflitos percebidos entre usuário e moradia;

3• Identificação e caracterização, dentre os conflitos detectados, daqueles que devem ser tratados no universo da arquitetura, lançamento de soluções preliminares.

4• Conclusão: caracterização dos indicadores de qualidade para novos projetos de habitação popular ou de interesse social e lançamento de recomendações de projeto para o setor.

            Este documento inclui ainda o histórico resumido do projeto, a descrição das etapas - com esclarecimentos sobre os dados obtidos e anexação do material gráfico produzido e as conclusões alcançadas.