Principal UH-01 UH-02 UH-03 UH-04 UH-05 UH-06 UH-07 UH-08 UH-09 UH-10 UH-11 UH-12 UH-13 UH-14 UH-15 UH-16 UH-17

 

 

Apropriação

UH-05

FICHA DE RELATO E OBSERVAÇÃO

 

UH – 05 - Sr. Luiz,  Av. Santa Catarina,  no 299. Fone: 246-7244

 

 

UH

 

CONJUNTO

POSIÇÃO

QUADRA

TOPOGRAFIA

LOTE

 

  USO

 

ESTADO  ATUAL

 

OBSERV.

 

BV1

BV 2

BV 3

MQ

ESQ

ACL

PL

DEC

R

C

S

O

RI

AH

AV

E

 

04

X

 

 

 

X

 

 

X

X

 

X

 

X

X

 

X

A rua está em aclive em relação à R. Capinzal.

 

 

CARACTERÍSTICAS DOS MORADORES:

 

- O grupo familiar é constituído por um casal de meia idade - o Sr. Luiz (59) e a Sra. Adelina (54) - e um filho (18), sendo que os outros cinco filhos estão casados e dois deles também residem no conjunto Bela Vista.

- O casal é original de Tubarão-SC. Residiram durante alguns anos em Imaruí-SC, depois, a partir de 1965, em São José, no bairro de Campinas. De lá, o casal com três filhos, na época, mudou-se para o conjunto Bela Vista, em janeiro de 1971.

- Inicialmente, ocuparam uma casa de dois dormitórios, na quadra vizinha à atual. Porém, seis meses após, passaram a residir na casa atual - que originalmente possuía três dormitórios - já que a mesma tinha sido desocupada pelos seus primeiros moradores.

- O casal desempenha atividades profissionais fora de casa e o filho está cursando o 2º grau no colégio do Bela Vista II. O Sr. Luiz é vidraceiro e, no turno das 18:00 às 24:00 horas, exerce a função de vigia da escola, situada bem próxima a sua casa. A Sra. Adelina, é funcionária da UDESC e fabrica em casa ovos de chocolate para comercializar na época da Páscoa.

- O Sr. Luiz é bastante conhecido pelos moradores do bairro, pois é líder comunitário e foi candidato a vereador pelo PDT, por três vezes, porém não foi eleito.

- Ele ajudou na colocação dos vidros nas casas do conjunto, na época da construção do Bela Vista.

- A família possui casa de veraneio na praia do Sonho, em Palhoça.

 

 

CARACTERÍSTICAS DA UNIDADE HABITACIONAL:

 

Sobre as reformas e ampliações:

- A casa original era de três quartos

- As primeiras intervenções na casa original ocorreram há dezoito anos (depois de oito anos de uso da casa), quando todas as esquadrias de madeira tiveram que ser substituídas por esquadrias metálicas (de latão), devido ao problema com cupim.

- A ampliação e reforma interna da casa se deu há apenas oito anos, tendo gerado as seguintes modificações:

a) A varanda original foi incorporada à sala, sendo que a porta principal foi transferida da fachada frontal para a lateral.

b) O antigo BWC deixou de existir, passando a servir como circulação entre o corpo original da casa e a área ampliada, em direção aos fundos do lote.

c) A área da cozinha foi totalmente aproveitada para a instalação do novo BWC.

d) A parede que separava os dois quartos mais próximos da frente do lote foi demolida, ampliando o quarto do casal.

e) O terceiro quarto da casa não sofreu intervenções.

f) A ampliação da área original da casa se deu em direção aos fundos do lote, a partir da fachada dos fundos original, sendo que esta área ampliada ficou situada junto à divisa lateral esquerda do lote. Nela foram instaladas a cozinha conjugada com a área de refeições e um cômodo destinado à fabricação de chocolates para Páscoa.

g) A edícula ocupa quase toda a extensão da divisa dos fundos do lote e parte da divisa lateral esquerda.

h) Entre a edícula e os fundos da casa principal, existe um corredor, que abriga algumas atividades da área de serviço e que serve também como depósito de diversos materiais e de bicicletas.

- No ano passado, o Sr. Luiz permitiu ao seu filho Eduardo construir, na esquina do lote e junto à lateral direita da casa, uma pequena sala, para ser explorada com serviços de locação e jogos de vídeo-games.

 

 

Situação atual:

 

- Está implantada junto à avenida asfaltada do conjunto, por onde circulam os ônibus. Ocupa  a parte mais alta do conjunto, tendo boas visuais para a parte posterior do conjunto e para o entorno imediato.

- A casa está situada na esquina em diagonal com a escola na qual o Sr. Luiz trabalha como vigia noturno, sendo possível visualizá-la a partir do interior da casa.

- As reformas não descaracterizaram a linguagem original adotada no projeto.

- As ampliações se estenderam até alguns trechos das divisas laterais e dos fundos do lote. Os demais trechos apresentam muros de alvenaria, pintados de branco, cuja altura permite a ampla visualização para os lotes vizinhos e para as ruas que conformam a esquina. Nos fundos, o vizinho construiu uma edícula ao longo de toda a divisa, configurando um paredão. O Sr. Luiz comentou que os moradores da localidade não querem muros altos, pois mantêm um relacionamento intenso com a vizinhança.

- Devido ao fato de o lote estar num nível mais elevado que a rua, foi necessário construir um muro de arrimo. A situação topográfica do terreno foi desconsiderada no projeto, gerando altos custos para o proprietário, à medida em que ele precisou construir um muro de arrimo para sustentação do terreno.

- O suave declive do lote em direção aos fundos forma um desnível entre o piso da casa e o lote, que, na sua maior dimensão, atinge cerca de 1,50m, sendo apropriado como depósito de diversos materiais e objetos.

- O acesso ao lote se dá através de um portão para pedestres, feito de grade metálica.

- A casa não possui garagem.

- A área não edificada do lote está quase totalmente cimentada, possuindo apenas algumas floreiras com arbustos, chás, tempêros e flores. Na lateral direita, toda cimentada, foi plantado um abacateiro, que serve de apoio a um pé de maracujá. Sobre o piso, há diversos vasinhos com flores. Junto ao muro, foi improvisada uma churrasqueira com tijolos empilhados.

- Na extremidade da cumeeira, voltada para a frente do lote, está pendurada uma figa de cerca de 30cm, denotando crenças populares relativas à proteção.

- Junto à fachada frontal, estão depositados alguns cavaletes de madeira e lâminas de vidro. Na lateral esquerda do lote, ficam depositados diversos materiais de vidraçaria, madeiras e telhas.

- O varal está instalado ao lado da edícula, junto à lateral do lote voltada para a Rua Capinzal.

- O único acesso à casa se dá através da porta da sala de estar, situada na lateral esquerda do lote. O Sr. Luiz informou que mudou a localização da porta, da frente para a lateral, porque considera que “na frente fica muito chato, parece venda”. A construção da locadora impediu um acesso secundário para os fundos do lote.

- A sala é o ambiente mais simbólico da casa, possuindo uma sequência de tapetes retangulares sobre o carpet, muitos acessórios e objetos decorativos: elefantes de vidro, dois espelhos grandes, quadros com figuras de animais e de flores, tapeçaria, flores artificiais, um poster do casal e um relógio de parede. Num canto da sala, foi colocada uma imagem de Nossa Senhora.

- As paredes externas e internas são brancas e o forro é de madeira escura. O piso dos dormitórios e da sala são revestidos com carpet; o da cozinha, BWC e circulação são revestidos com cerâmica; o do cômodo onde são fabricados os ovos de chocolate é de assoalho de madeira coberto com um piso vinílico solto, imitando tacos de madeira; o piso da área de serviço e circulação externa é cimentado.

- O atual dormitório do casal resultou da demolição de uma parede que separava dois dormitórios originais. A porta de acesso ao mesmo ocupa uma posição centralizada. A disposição do mobiliário configurou dois ambientes distintos no dormitório, separados por um espaço de circulação: um closet junto à parede frontal, e a área de dormir junto à parede oposta. Há muitos objetos espalhados sobre os móveis do dormitório.

- O mobiliário do quarto do filho se restringe a uma cama, um roupeiro e uma estante para o aparelho de som; não há uma escrivaninha para estudos. Na parede estão expostas algumas fotos recentes do rapaz, medalhas, relógio de parede, dois crucifixos e um poster do time de futebol Vasco da Gama e outro de metalhead. Sobre o roupeiro, está exposta uma coleção de latas de cerveja e de refrigerante, além de várias caixas de embalagem.

- O BWC possui uma janela com vidros martelados e coloridos. As paredes foram revestidas com azulejos até a altura de 1,80m e o restante apresenta-se com a pintura descascada. Há um espelho com armário na parede acima do lavatório e outro espelho pendurado na parede oposta, entre o vaso e o bidê.

- Entre a circulação e a cozinha, há uma cortina dupla: uma de tecido, voltada para o corredor; outra de plástico (tipo para box de banheiro), voltada para a cozinha.

- A porta externa da cozinha é de madeira e apresenta um rasgo central de 20 x 70cm, no qual foi colocado um vidro espelhado do lado de fora, que permite que se observe do interior os fundos da casa, funcionando como olho mágico.

- O ambiente destinado à fabricação dos ovos de chocolate é o único que possui ar condicionado instalado, sendo que recebe o sol da tarde.

 

 

OBSERVACÕES:

 

- Para vencer o desnível entre o passeio e o lote, foi construída uma rampa de grande inclinação que se inicia sobre o passeio e se adentra no lote, tornando um pouco desconfortável o acesso ao mesmo, além de configurar um obstáculo aos transeuntes do passeio.

- De um modo geral, o forro de madeira de todos os ambientes da casa está corroído por cupim e apresenta manchas de infiltração, decorrentes de goteiras do telhado.

-A disposição dos sofás da sala não é adequada para assistir à TV instalada na estante, por impedir que se tenha uma visão direta para o aparelho e um afastamento adequado do mesmo. Além disso, a TV está instalada no eixo de circulação em diagonal. A forma alongada da sala, oriunda da incorporação da varanda, não gerou ganho de qualidade no uso do ambiente. Os sofás não estão formando um conjunto.

- A instalação do telefone próximo à TV dificulta o uso simultâneo desses aparelhos.

- O quadro de distribuição elétrica fica bem exposto na parede voltada para a porta principal, como que “compondo” a decoração das paredes da sala. Além disso, observou-se vários furos preenchidos com buchas, numa das paredes desse ambiente.

- O acesso ao quarto do casal se dá por uma porta que se abre diretamente para a sala.

- A cama do casal está encostada junto à janela da parede lateral, dificultando o acesso à mesma. A forma alongada do ambiente, dificulta o arranjo adequado do mobiliário.

- A disposição do aparelho de televisão sobre uma cômoda  junto a uma parede lateral do dormitório do casal dificulta a atividade de assistir à TV a partir da cama. Não há outro móvel neste ambiente destinado a sentar.

- Observou-se fios elétricos pendurados sobre a porta, para alcançar uma extensão cuja saída possuía alguns “T”, tendo em vista que a tomada está instalada atrás de um roupeiro.

- A porta de acesso ao quarto do filho está voltada diretamente para a porta do BWC.

- Os marcos da porta de madeira do BWC encontram-se danificados.

- Os registros hidráulicos do antigo BWC ainda estão expostos numa das paredes da atual circulação interna da casa. Esta parede encontra-se com  manchas de umidade.

- A cozinha é um ambiente muito escuro e pouco ventilado. Suas aberturas são de pequenas dimensões e voltadas para áreas pouco iluminadas.

- As paredes da cozinha são revestidas por azulejos quase até o forro. Na parte não azulejada, a tinta está soltando e há marcas de umidade junto à divisa lateral.

- Há um armário de louças instalado atrás da porta que dá acesso aos fundos do lote.

- O arranjo do mobiliário e dos materiais depositados na área de serviço, bem como na circulação externa coberta, apresenta-se bastante desorganizado, misturando vários usos num mesmo espaço.

- A cobertura da edícula é de telhas de fibrocimento e não apresenta forro.

- A locadora de games, construída na esquina do lote, é de pequenas dimensões e não possui janelas, apenas uma porta metálica de enrolar. Possui um espaço destinado aos clientes para  uso de vídeo-games na própria locadora.  Este ambiente apresentava-se muito quente, apesar do ventilador ligado, visto que o mesmo recebe o sol da tarde. Ele é coberto por laje e o piso é cimentado.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

FICHA  DE  CARACTERIZAÇÃO

 

UH – 05 - Sr. Luiz,  Av. Santa Catarina,  no 299. Fone: 246-7244

 

REFORMAS E AMPLIAÇÕES:

 

- As primeiras intervenções na casa original ocorreram há dezoito anos (depois de oito anos de uso da casa), quando todas as esquadrias de madeira tiveram que ser substituídas por esquadrias metálicas (de latão), devido ao problema com cupim.

- A ampliação e reforma interna da casa se deu há apenas oito anos, tendo gerado as seguintes modificações:

a) A varanda original foi incorporada à sala, sendo que a porta principal foi transferida da fachada frontal para a lateral.

b) O antigo BWC deixou de existir, passando a servir como circulação entre o corpo original da casa e a área ampliada, em direção aos fundos do lote.

c) A área da cozinha foi totalmente aproveitada para a instalação do novo BWC.

d) A parede que separava os dois quartos mais próximos da frente do lote foi demolida, ampliando o quarto do casal.

e) O terceiro quarto da casa não sofreu intervenções.

f) A ampliação da área original da casa se deu em direção aos fundos do lote, a partir da fachada dos fundos original, sendo que esta área ampliada ficou situada junto à divisa lateral esquerda do lote. Nela foram instaladas a cozinha conjugada com a área de refeições e um cômodo destinado à fabricação de chocolates para Páscoa.

g) A edícula ocupa quase toda a extensão da divisa dos fundos do lote e parte da divisa lateral esquerda.

h) Entre a edícula e os fundos da casa principal, existe um corredor, que abriga algumas atividades da área de serviço e que serve também como depósito de diversos materiais e de bicicletas.

- No ano passado, o Sr. Luiz permitiu ao seu filho Eduardo construir, na esquina do lote e junto à lateral direita da casa, uma pequena sala, para ser explorada com serviços de locação e jogos de vídeo-games.

 

 

CARACTERÍSTICAS DOS MORADORES:

 

- O grupo familiar é constituído por um casal de meia idade - o Sr. Luiz (59) e a Sra. Adelina (54) - e um filho (18), sendo que os outros cinco filhos estão casados e dois deles também residem no conjunto Bela Vista.

- O casal é original de Tubarão-SC. Residiram durante alguns anos em Imaruí-SC, depois, a partir de 1965, em São José, no bairro de Campinas. De lá, o casal com três filhos, na época, mudou-se para o conjunto Bela Vista, em janeiro de 1971.

- Inicialmente, ocuparam uma casa de dois dormitórios, na quadra vizinha à atual. Porém, seis meses após, passaram a residir na casa atual - que originalmente possuía três dormitórios - já que a mesma tinha sido desocupada pelos seus primeiros moradores.

- O casal desempenha atividades profissionais fora de casa e o filho está cursando o 2º grau no colégio do Bela Vista II. O Sr. Luiz é vidraceiro e, no turno das 18:00 às 24:00 horas, exerce a função de vigia da escola, situada bem próxima a sua casa. A Sra. Adelina, é funcionária da UDESC e fabrica em casa ovos de chocolate para comercializar na época da Páscoa.

- O Sr. Luiz é bastante conhecido pelos moradores do bairro, pois é líder comunitário e foi candidato a vereador pelo PDT, por três vezes, porém não foi eleito.

- Ele ajudou na colocação dos vidros nas casas do conjunto, na época da construção do Bela Vista.

- A família possui casa de veraneio na praia do Sonho, em Palhoça.

 

 

CARACTERÍSTICAS DA UNIDADE HABITACIONAL:

 

- A casa original era de três quartos.

- Está implantada junto à avenida asfaltada do conjunto, por onde circulam os ônibus. Ocupa  a parte mais alta do conjunto, tendo boas visuais para a parte posterior do conjunto e para o entorno imediato.

- A casa está situada na esquina em diagonal com a escola na qual o Sr. Luiz trabalha como vigia noturno, sendo possível visualizá-la a partir do interior da casa.

- As reformas não descaracterizaram a linguagem original adotada no projeto.

- As ampliações se estenderam até alguns trechos das divisas laterais e dos fundos do lote. Os demais trechos apresentam muros de alvenaria, pintados de branco, cuja altura permite a ampla visualização para os lotes vizinhos e para as ruas que conformam a esquina. Nos fundos, o vizinho construiu uma edícula ao longo de toda a divisa, configurando um paredão. O Sr. Luiz comentou que os moradores da localidade não querem muros altos, pois mantêm um relacionamento intenso com a vizinhança.

- Devido ao fato de o lote estar num nível mais elevado que a rua, foi necessário construir um muro de arrimo. A situação topográfica do terreno foi desconsiderada no projeto, gerando altos custos para o proprietário, à medida em que ele precisou construir um muro de arrimo para sustentação do terreno.

- O suave declive do lote em direção aos fundos forma um desnível entre o piso da casa e o lote, que, na sua maior dimensão, atinge cerca de 1,50m, sendo apropriado como depósito de diversos materiais e objetos.

- O acesso ao lote se dá através de um portão para pedestres, feito de grade metálica.

- A casa não possui garagem.

- A área não edificada do lote está quase totalmente cimentada, possuindo apenas algumas floreiras com arbustos, chás, tempêros e flores. Na lateral direita, toda cimentada, foi plantado um abacateiro, que serve de apoio a um pé de maracujá. Sobre o piso, há diversos vasinhos com flores. Junto ao muro, foi improvisada uma churrasqueira com tijolos empilhados.

- Na extremidade da cumeeira, voltada para a frente do lote, está pendurada uma figa de cerca de 30cm, denotando crenças populares relativas à proteção.

- Junto à fachada frontal, estão depositados alguns cavaletes de madeira e lâminas de vidro. Na lateral esquerda do lote, ficam depositados diversos materiais de vidraçaria, madeiras e telhas.

- O varal está instalado ao lado da edícula, junto à lateral do lote voltada para a Rua Capinzal.

- O único acesso à casa se dá através da porta da sala de estar, situada na lateral esquerda do lote. O Sr. Luiz informou que mudou a localização da porta, da frente para a lateral, porque considera que “na frente fica muito chato, parece venda”. A construção da locadora impediu um acesso secundário para os fundos do lote.

- A sala é o ambiente mais simbólico da casa, possuindo uma sequência de tapetes retangulares sobre o carpet, muitos acessórios e objetos decorativos: elefantes de vidro, dois espelhos grandes, quadros com figuras de animais e de flores, tapeçaria, flores artificiais, um poster do casal e um relógio de parede. Num canto da sala, foi colocada uma imagem de Nossa Senhora.

- As paredes externas e internas são brancas e o forro é de madeira escura. O piso dos dormitórios e da sala são revestidos com carpet; o da cozinha, BWC e circulação são revestidos com cerâmica; o do cômodo onde são fabricados os ovos de chocolate é de assoalho de madeira coberto com um piso vinílico solto, imitando tacos de madeira; o piso da área de serviço e circulação externa é cimentado.

- O atual dormitório do casal resultou da demolição de uma parede que separava dois dormitórios originais. A porta de acesso ao mesmo ocupa uma posição centralizada. A disposição do mobiliário configurou dois ambientes distintos no dormitório, separados por um espaço de circulação: um closet junto à parede frontal, e a área de dormir junto à parede oposta. Há muitos objetos espalhados sobre os móveis do dormitório.

- O mobiliário do quarto do filho se restringe a uma cama, um roupeiro e uma estante para o aparelho de som; não há uma escrivaninha para estudos. Na parede estão expostas algumas fotos recentes do rapaz, medalhas, relógio de parede, dois crucifixos e um poster do time de futebol Vasco da Gama e outro de metalhead. Sobre o roupeiro, está exposta uma coleção de latas de cerveja e de refrigerante, além de várias caixas de embalagem.

- O BWC possui uma janela com vidros martelados e coloridos. As paredes foram revestidas com azulejos até a altura de 1,80m e o restante apresenta-se com a pintura descascada. Há um espelho com armário na parede acima do lavatório e outro espelho pendurado na parede oposta, entre o vaso e o bidê.

- Entre a circulação e a cozinha, há uma cortina dupla: uma de tecido, voltada para o corredor; outra de plástico (tipo para box de banheiro), voltada para a cozinha.

- A porta externa da cozinha é de madeira e apresenta um rasgo central de 20 x 70cm, no qual foi colocado um vidro espelhado do lado de fora, que permite que se observe do interior os fundos da casa, funcionando como olho mágico.

- O ambiente destinado à fabricação dos ovos de chocolate é o único que possui ar condicionado instalado, sendo que recebe o sol da tarde.

 

 

PROBLEMAS IDENTIFICADOS:

 

- Para vencer o desnível entre o passeio e o lote, foi construída uma rampa de grande inclinação que se inicia sobre o passeio e se adentra no lote, tornando um pouco desconfortável o acesso ao mesmo, além de configurar um obstáculo aos transeuntes do passeio.

- De um modo geral, o forro de madeira de todos os ambientes da casa está corroído por cupim e apresenta manchas de infiltração, decorrentes de goteiras do telhado.

-A disposição dos sofás da sala não é adequada para assistir à TV instalada na estante, por impedir que se tenha uma visão direta para o aparelho e um afastamento adequado do mesmo. Além disso, a TV está instalada no eixo de circulação em diagonal. A forma alongada da sala, oriunda da incorporação da varanda, não gerou ganho de qualidade no uso do ambiente. Os sofás não estão formando um conjunto.

- A instalação do telefone próximo à TV dificulta o uso simultâneo desses aparelhos.

- O quadro de distribuição elétrica fica bem exposto na parede voltada para a porta principal, como que “compondo” a decoração das paredes da sala. Além disso, observou-se vários furos preenchidos com buchas, numa das paredes desse ambiente.

- O acesso ao quarto do casal se dá por uma porta que se abre diretamente para a sala.

- A cama do casal está encostada junto à janela da parede lateral, dificultando o acesso à mesma. A forma alongada do ambiente, dificulta o arranjo adequado do mobiliário.

- A disposição do aparelho de televisão sobre uma cômoda  junto a uma parede lateral do dormitório do casal dificulta a atividade de assistir à TV a partir da cama. Não há outro móvel neste ambiente destinado a sentar.

- Observou-se fios elétricos pendurados sobre a porta, para alcançar uma extensão cuja saída possuía alguns “T”, tendo em vista que a tomada está instalada atrás de um roupeiro.

- A porta de acesso ao quarto do filho está voltada diretamente para a porta do BWC.

- Os marcos da porta de madeira do BWC encontram-se danificados.

- Os registros hidráulicos do antigo BWC ainda estão expostos numa das paredes da atual circulação interna da casa. Esta parede encontra-se com  manchas de umidade.

- A cozinha é um ambiente muito escuro e pouco ventilado. Suas aberturas são de pequenas dimensões e voltadas para áreas pouco iluminadas.

- As paredes da cozinha são revestidas por azulejos quase até o forro. Na parte não azulejada, a tinta está soltando e há marcas de umidade junto à divisa lateral.

- Há um armário de louças instalado atrás da porta que dá acesso aos fundos do lote.

- O arranjo do mobiliário e dos materiais depositados na área de serviço, bem como na circulação externa coberta, apresenta-se bastante desorganizado, misturando vários usos num mesmo espaço.

- A cobertura da edícula é de telhas de fibrocimento e não apresenta forro.

- A locadora de games, construída na esquina do lote, é de pequenas dimensões e não possui janelas, apenas uma porta metálica de enrolar. Possui um espaço destinado aos clientes para  uso de vídeo-games na própria locadora.  Este ambiente apresentava-se muito quente, apesar do ventilador ligado, visto que o mesmo recebe o sol da tarde. Ele é coberto por laje e o piso é cimentado.

 

 

 

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 

UNIDADE HABITACIONAL 05

 

 

 


FACHADA

 

 

LATERAL ESQUERDA

 

 

QUARTO 01

 

 

ESTAR

 

 

QUARTO 02

 

 

QUARTO 03

 

 

BANHEIRO

 

 

CORREDOR

 

 

COZINHA

 

 

CORREDOR ENTRE

A CASA E A EDÍCULA:

USOS MÚLTIPLOS

 

 

EDÍCULA: ÁREA DE

SERVIÇO E DEPÓSITO

 

 

 

CONFLITOS IDENTIFICADOS

 

Unidade 05 – LUÍS – Av. Santa Catarina, 299

Original 3Q

 

7.a) (A) Tratamento do lote X Condição de drenagem do lote.

- pavimentação excessiva com acúmulo de umidade

8. (A) Relação com a área pública X Condição de segurança dos transeuntes.

- estreitamento da calçada frontal

9.a) (A) Relação da habitação com atividade produtiva X Condição de conforto na utilização.

- espaço inadequado (dormitório) para produção de ovos de chocolate

10.a) (A) Interrelação dos usos X Necessidade de higiene, conservação dos equipamentos e de conforto na utilização.

- conflito de uso entre área de serviço/depósito, vidraçaria/moradia

11. (A) Dimensionamento, localização e quantidade do equipamento e/ou mobiliário X Necessidade de conforto na utilização e circulação.

- quantidade excessiva e arranjo conflituoso do mobiliário do quarto do casal

- lay-out conflituoso do banheiro

- quantidade excessiva do mobiliário da sala

- obstrução do acesso ao controle do basculante da janela da edícula

12.a) (A) Dimensionamento do ambiente X Necessidade de conforto na utilização.

- espaço exígüo (dormitório) para produção de ovos de chocolate

14.a) (P) Articulação espacial X Condição de privacidade na zona íntima.

- exposição excessiva dos quartos em relação às salas

14.b) (A) Articulação espacial X Necessidade de conforto na circulação e acesso.

- distanciamento entre os setores da lavanderia

18. (A) Iluminação natural e ventilação X Necessidade de conforto térmico e lumínico, higiene e conservação dos ambientes e equipamentos.

- dimensão insuficiente das janelas: copa/cozinha, loja de “games”,  ambiente de fabricação de ovos de chocolate

19. (A) Instalação elétrica e/ou telefônica X Condição de segurança.

- fio exposto e poucas tomadas na sala e quartos

20.a) (A) Estado de conservação do edifício e/ou ambiente X Condição de higiene.

- manchas de umidade em toda a casa

- aspecto de abandono nas áreas externas

20.b) (I) Estado de conservação do edifício e/ou ambiente X Necessidade de comunicação da imagem do morador.

- transmissão de imagem negativa do morador