Principal UH-01 UH-02 UH-03 UH-04 UH-05 UH-06 UH-07 UH-08 UH-09 UH-10 UH-11 UH-12 UH-13 UH-14 UH-15 UH-16 UH-17

 

 

Apropriação

UH-11

FICHA DE RELATO E OBSERVAÇÃO

 

UH – 11 - Sr. Aci,  Rua Benedito Novo,  nº 93.

 

 

UH

 

CONJUNTO

POSIÇÃO

QUADRA

TOPOGRAFIA

LOTE

 

  USO

 

ESTADO  ATUAL

 

OBSERV.

 

BV1

BV 2

BV 3

MQ

ESQ

ACL

PL

DEC

R

C

S

O

RI

AH

AV

E

 

11

X

 

 

 

X

 

 

X

X

 

 

 

X

X

X

X

A rua está em declive em relação à R. Camboriú.

 

 

CARACTERÍSTICAS DOS MORADORES:

 

- Residem na unidade habitacional o proprietário, Sr. Aci Edson Souza (50), sua esposa, Sra. Geni (39), e os filhos do casal, Marcelo (20), empregado de uma assistência técnica, Márcio (18), estudante e Miriam (15), estudante.

- O Sr. Aci é natural de São Joaquim-SC, sendo que aos 14 anos veio morar em Florianópolis, para estudar. No final do ano passado ele se aposentou, como policial rodoviário federal. A Sra. Geni é natural de Rio do Sul-SC e morou durante vários anos em Barra Velha-SC, antes de se casar. Desde o casamento ela exerce as atividades de dona-de-casa.

- A casa foi adquirida em 1970, quando o Sr. Aci ainda era solteiro, o qual passou a ocupar o imóvel em 1971. O casamento se deu em 1975, a partir de quando a Sra. Geni também veio morar no conjunto Bela Vista. Ela informou que no início sentia vergonha de residir no bairro, pois o achava muito feio,  e que demorou muito tempo para se acostumar com o lugar. No entanto, atualmente ela gosta do bairro e não pretende se mudar de lá, pois considera que o bairro agora se apresenta com diversas casas bonitas.

- Quanto ao relacionamento com a vizinhança, a Sra. Geni afirma que os vizinhos não se visitam, apenas se cumprimentam. Os seus filhos não convivem com o pessoal do bairro. Eles sempre estudaram no Estreito, e procuraram evitar contatos com os moradores da localidade, devido ao problema das drogas. A família utiliza muito pouco o comércio do bairro.

 

 

CARACTERÍSTICAS DA UNIDADE HABITACIONAL:

 

Sobre as reformas e ampliações:

- A casa original era de três quartos.

- Entre a aquisição da casa (1970) e o casamento dos proprietários (1975), foi construído mais um quarto e a garagem nos fundos do lote, cujo acesso se dá pela Rua Camboriú.

- Dez anos mais tarde, os dois quartos originais mais próximos dos fundos do lote, foram transformados em cozinha e sanitário. A cozinha original foi transformada em dormitório e o BWC original passou a servir como hall de acesso ao novo BWC. Nesta época, houve um aumento de área da casa, através do deslocamento da fachada dos fundos, para abrigar parte destes ambientes modificados.

- A última reforma se deu há quatro anos, quando receberam a indenização do seguro da casa, em virtude das deteriorações provocadas por cupins.  Foi nessa época que se construiu a edícula, o terraço com churrasqueira e a sala atual. Esta se originou do quarto voltado para a fachada frontal e de um acréscimo de área, obtido pelo deslocamento da parede lateral até a divisa do lote. A sala e a varanda originais passaram a abrigar a suíte do casal, tendo  havido acréscimo de área pelo deslocamento da parede lateral até a outra divisa do lote.

- Todas as reformas da casa foram planejadas pelo Sr. Aci.

-  A Sra. Geni alega que ainda sente falta de um quarto de hóspedes.

 

 

Situação atual:

 

- A casa está situada junto à esquina entre a Rua Benedito Novo e a Rua Camboriú, num ponto em que o Bela Vista I faz divisa com o Bela Vista III. No entorno imediato da casa, o uso é predominantemente residencial. A casa está situada numa área mais elevada do Bela Vista I, permitindo amplos visuais sobre a porção do conjunto voltada para a BR-101, bem como visuais para  o mar.

- Segundo a  Sra. Geni,  próximo à esquina de sua casa, ocorriam muitos acidentes com carros, porque  a rua repentinamente se alarga num pequeno trecho e torna confuso o trânsito.

-O lote está cercado por grades, muros e paredes, que servem também como barreira visual para os lotes vizinhos e para o espaço público.

- O recuo frontal é ocupado por um jardim gramado com floreiras em volta dos muros, que abrigam roseiras e alguns tempêros.

- Há uma calçada, pavimentada com lajotas cerâmicas,  ao longo da fachada frontal e no caminho que liga o portão para pedestres e a porta da frente da casa. O mesmo tipo de lajotas cerâmicas da calçada foi usado em todos os ambientes da casa, exceto nos sanitários.

- As janelas da parede frontal são de madeira, em quadrículas, e possuem vidro canelado transparente e uma bandeira fixa, em arco abatido, com vidro martelado nas cores verde e azul.

- Nos fundos, a casa apresenta-se  num nível mais elevado que  o lote. O desnível máximo atinge aproximadamente  um metro, sendo que, sob a laje de piso do quarto da filha, esse desnível foi aproveitado para abrigar um depósito de diversos materiais.

- A parte dos fundos do lote é totalmente pavimentada. Uma estreita circulação separa o corpo principal da casa da edícula que abriga, na parte térrea, a garagem e a área de serviço, e na parte superior, a churrasqueira e varal. Esta edícula se estende por toda a divisa dos fundos do lote.

- O acesso à garagem se dá pela lateral voltada para a Rua Camboriú, através de um portão metálico alto, com uma grade de ferro na parte superior. Do lado do portão da garagem, há um portão para pedestres, do mesmo material, o qual se abre diretamente sobre um conjunto de dois degraus, pois a circulação junto à fachada dos fundos está num nível mais baixo que a calçada. Este portão é o mais utilizado pelos moradores e pelas pessoas mais íntimas da família para chegar à casa.

- A circulação nos fundos é marcada por um conjunto de degraus que se articulam em torno de um patamar situado em frente à porta dos fundos.

- A sala de estar apresenta um formato em “L”, sendo que a menor área serve de hall. Essa sala possui forro de madeira inclinado com caibros aparentes, formando assim um pé direito alto.

- Os móveis deste ambiente estão distribuídos ao longo das paredes e não obstruem o acesso à janela. Não há aparelho de televisão na sala, apenas um aparelho de som sobre a estante.

- Através da sala de estar, chega-se à sala de refeições acoplada à cozinha. Este ambiente é amplo e serve para distribuir a circulação entre os demais ambientes da casa. O arranjo do mobiliário organiza esse espaço em dois ambientes bem definidos, separados por um espaço central vazio.

- A porta da cozinha, que dá acesso à casa pelos fundos do lote, é de metal, tendo 2/3 em grade. Esta grade pode ser fechada por uma janela de vidro canelado acoplada à porta. Além da mesa e cadeiras,  a mobília da sala de refeições é acrescida pelo freezer e por um móvel sobre o qual está instalado o telefone.

- Na suíte do casal, a cama está disposta próxima à janela, que possui livre acesso. Próximo à porta do dormitório, há uma ampla área vazia, em torno da qual estão dispostos os roupeiros e  a penteadeira. Preso à parede oposta à cabeceira da cama, foi instalado um aparelho de televisão.

- O lavatório do BWC da suíte está acoplado a um armário de madeira, que faz par com o armário do espelho instalado acima do lavatório. As paredes são totalmente revestidas com cerâmica monocromática intercalada com algumas peças com desenhos e cores discretas. O box do chuveiro não está separado por uma divisória.

- O quarto dos filhos é organizado pelo mobiliário em dois ambientes separados por um vazio central. A porta deste quarto se abre diretamente para a área central entre a sala de refeições e a cozinha.

- Próxima à entrada do sanitário, a parede da cozinha se prolonga um pouco, criando uma transição entre esses  ambientes. Neste sanitário, o box do chuveiro apresenta divisória. As paredes são revestidas com azulejos com motivos florais.

-  O terraço é um espaço amplo que, além do varal, abriga a churrasqueira e duas mesas para refeições. Ele é cercado por um guarda-corpo e  permite amplos visuais para o entorno imediato.  A área da churrasqueira está decorada com alguns elementos típicos da cultura serrana: canga de boi, chifre de boi, tirador de couro, chaleira para chimarrão.

        

 

OBSERVAÇÕES:

 

- A fachada voltada para a Rua Camboriú está alinhada com o passeio e configura-se como um paredão, interrompido apenas pelos portões de acesso aos fundos do lote.

- O desnível entre a calçada junto à fachada frontal e o piso do hall de entrada é mínimo, cerca de 1 cm.

- A porta da frente possui almofadas e uma suave curvatura na sua parte superior. A madeira desta porta encontra-se com várias fissuras, na parte mais baixa. Esta porta recebe diretamente o sol da tarde.

- A parede interna junto à porta externa da sala apresenta-se  com a pintura descascada e com manchas de umidade.

- A sala de refeições recebe pouca iluminação natural, pois está bastante afastada da única janela deste ambiente.

- Junto à porta de acesso ao banheiro da suíte, há móveis cuja utilização compete com a circulação.

- A cama de casal existente no dormitório dos filhos é usada para eventuais hóspedes, momento no qual, os rapazes precisam desocupar o seu quarto.

- Uma das paredes deste dormitório apresenta uma trinca, e a pintura se encontra descascada e com manchas de umidade.

- A janela da área de serviço é basculante e possui vidros transparentes lisos.
Esta janela está voltada diretamente para a janela do quarto da filha, cujos vidros são canelados. A área de serviço possui tanque de lavar, máquina de lavar, armário e vários materiais e inclusive caixas com alimentos dispostos junto à parede. Num dos cantos deste ambiente, foi instalado um vaso sanitário.

- O varal fica afastado da área de serviço, e se encontra instalado na área descoberta do terraço da edícula, voltado para a Rua Camboriú.

- O terraço está equipado com uma geladeira e um  balcão com pia, porém não há armários para armazenar as louças e utensílios necessários para as refeições realizadas naquele ambiente.  A proximidade entre as duas mesas existentes no terraço dificulta a  circulação neste ponto.

- Quando chove, a  água da chuva invade o terraço. O sol da tarde penetra bastante na área da churrasqueira, inclusive sobre a geladeira. 

- Boa parte dos visuais que se poderia ter do terraço ficam bloqueados pelo telhado da casa principal.   

- A fachada dos fundos apresenta uma composição com aberturas de diferentes tipos: a janela do quarto da filha é de guilhotina, possui venezianas e um arco abatido na parte superior; a janela do quarto dos filhos é de correr, sem venezianas e sem arco abatido.

- O portão da garagem se abre para o passeio público, dobrando-se no meio.

- O bujão de gás fica no interior da cozinha,  exposto ao lado do fogão. A metade inferior da parede junto a qual foram instaladas a pia e o fogão recebeu revestimento de azulejos. A parte restante das paredes é de reboco pintado  na cor branca.

- O quarto da filha se apresenta como um espaço muito amplo em relação a sua mobília. Esta se encontra dispersa ao longo das paredes. A cama fica próxima da janela e há uma grande área vazia entre a cama e a porta do quarto

 

 

 

 

 

 

FICHA  DE  CARACTERIZAÇÃO

 

UH – 11 - Sr. Aci,  Rua Benedito Novo,  nº 93.

 

 

REFORMAS E AMPLIAÇÕES:

 

- A casa original era de três quartos.

- Entre a aquisição da casa (1970) e o casamento dos proprietários (1975), foi construído mais um quarto e a garagem nos fundos do lote, cujo acesso se dá pela Rua Camboriú.

- Dez anos mais tarde, os dois quartos originais mais próximos dos fundos do lote, foram transformados em cozinha e sanitário. A cozinha original foi transformada em dormitório e o BWC original passou a servir como hall de acesso ao novo BWC. Nesta época, houve um aumento de área da casa, através do deslocamento da fachada dos fundos, para abrigar parte destes ambientes modificados.

- A última reforma se deu há quatro anos, quando receberam a indenização do seguro da casa, em virtude das deteriorações provocadas por cupins.  Foi nessa época que se construiu a edícula, o terraço com churrasqueira e a sala atual. Esta se originou do quarto voltado para a fachada frontal e de um acréscimo de área, obtido pelo deslocamento da parede lateral até a divisa do lote. A sala e a varanda originais passaram a abrigar a suíte do casal, tendo  havido acréscimo de área pelo deslocamento da parede lateral até a outra divisa do lote.

- Todas as reformas da casa foram planejadas pelo Sr. Aci.

-  A Sra. Geni alega que ainda sente falta de um quarto de hóspedes.

 

 

CARACTERÍSTICAS DOS MORADORES:

 

- Residem na unidade habitacional o proprietário, Sr. Aci Edson Souza (50), sua esposa, Sra. Geni (39), e os filhos do casal, Marcelo (20), empregado de uma assistência técnica, Márcio (18), estudante e Miriam (15), estudante.

- O Sr. Aci é natural de São Joaquim-SC, sendo que aos 14 anos veio morar em Florianópolis, para estudar. No final do ano passado ele se aposentou, como policial rodoviário federal. A Sra. Geni é natural de Rio do Sul-SC e morou durante vários anos em Barra Velha-SC, antes de se casar. Desde o casamento ela exerce as atividades de dona-de-casa.

- A casa foi adquirida em 1970, quando o Sr. Aci ainda era solteiro, o qual passou a ocupar o imóvel em 1971. O casamento se deu em 1975, a partir de quando a Sra. Geni também veio morar no conjunto Bela Vista. Ela informou que no início sentia vergonha de residir no bairro, pois o achava muito feio,  e que demorou muito tempo para se acostumar com o lugar. No entanto, atualmente ela gosta do bairro e não pretende se mudar de lá, pois considera que o bairro agora se apresenta com diversas casas bonitas.

- Quanto ao relacionamento com a vizinhança, a Sra. Geni afirma que os vizinhos não se visitam, apenas se cumprimentam. Os seus filhos não convivem com o pessoal do bairro. Eles sempre estudaram no Estreito, e procuraram evitar contatos com os moradores da localidade, devido ao problema das drogas. A família utiliza muito pouco o comércio do bairro.

 

 

CARACTERÍSTICAS DA UNIDADE HABITACIONAL:

 

- A casa está situada junto à esquina entre a Rua Benedito Novo e a Rua Camboriú, num ponto em que o Bela Vista I faz divisa com o Bela Vista III. No entorno imediato da casa, o uso é predominantemente residencial. A casa está situada numa área mais elevada do Bela Vista I, permitindo amplos visuais sobre a porção do conjunto voltada para a BR-101, bem como visuais para  o mar.

- Segundo a  Sra. Geni,  próximo à esquina de sua casa, ocorriam muitos acidentes com carros, porque  a rua repentinamente se alarga num pequeno trecho e torna confuso o trânsito.

-O lote está cercado por grades, muros e paredes, que servem também como barreira visual para os lotes vizinhos e para o espaço público.

- O recuo frontal é ocupado por um jardim gramado com floreiras em volta dos muros, que abrigam roseiras e alguns tempêros.

- Há uma calçada, pavimentada com lajotas cerâmicas,  ao longo da fachada frontal e no caminho que liga o portão para pedestres e a porta da frente da casa. O mesmo tipo de lajotas cerâmicas da calçada foi usado em todos os ambientes da casa, exceto nos sanitários.

- As janelas da parede frontal são de madeira, em quadrículas, e possuem vidro canelado transparente e uma bandeira fixa, em arco abatido, com vidro martelado nas cores verde e azul.

- Nos fundos, a casa apresenta-se  num nível mais elevado que  o lote. O desnível máximo atinge aproximadamente  um metro, sendo que, sob a laje de piso do quarto da filha, esse desnível foi aproveitado para abrigar um depósito de diversos materiais.

- A parte dos fundos do lote é totalmente pavimentada. Uma estreita circulação separa o corpo principal da casa da edícula que abriga, na parte térrea, a garagem e a área de serviço, e na parte superior, a churrasqueira e varal. Esta edícula se estende por toda a divisa dos fundos do lote.

- O acesso à garagem se dá pela lateral voltada para a Rua Camboriú, através de um portão metálico alto, com uma grade de ferro na parte superior. Do lado do portão da garagem, há um portão para pedestres, do mesmo material, o qual se abre diretamente sobre um conjunto de dois degraus, pois a circulação junto à fachada dos fundos está num nível mais baixo que a calçada. Este portão é o mais utilizado pelos moradores e pelas pessoas mais íntimas da família para chegar à casa.

- A circulação nos fundos é marcada por um conjunto de degraus que se articulam em torno de um patamar situado em frente à porta dos fundos.

- A sala de estar apresenta um formato em “L”, sendo que a menor área serve de hall. Essa sala possui forro de madeira inclinado com caibros aparentes, formando assim um pé direito alto.

- Os móveis deste ambiente estão distribuídos ao longo das paredes e não obstruem o acesso à janela. Não há aparelho de televisão na sala, apenas um aparelho de som sobre a estante.

- Através da sala de estar, chega-se à sala de refeições acoplada à cozinha. Este ambiente é amplo e serve para distribuir a circulação entre os demais ambientes da casa. O arranjo do mobiliário organiza esse espaço em dois ambientes bem definidos, separados por um espaço central vazio.

- A porta da cozinha, que dá acesso à casa pelos fundos do lote, é de metal, tendo 2/3 em grade. Esta grade pode ser fechada por uma janela de vidro canelado acoplada à porta. Além da mesa e cadeiras,  a mobília da sala de refeições é acrescida pelo freezer e por um móvel sobre o qual está instalado o telefone.

- Na suíte do casal, a cama está disposta próxima à janela, que possui livre acesso. Próximo à porta do dormitório, há uma ampla área vazia, em torno da qual estão dispostos os roupeiros e  a penteadeira. Preso à parede oposta à cabeceira da cama, foi instalado um aparelho de televisão.

- O lavatório do BWC da suíte está acoplado a um armário de madeira, que faz par com o armário do espelho instalado acima do lavatório. As paredes são totalmente revestidas com cerâmica monocromática intercalada com algumas peças com desenhos e cores discretas. O box do chuveiro não está separado por uma divisória.

- O quarto dos filhos é organizado pelo mobiliário em dois ambientes separados por um vazio central. A porta deste quarto se abre diretamente para a área central entre a sala de refeições e a cozinha.

- Próxima à entrada do sanitário, a parede da cozinha se prolonga um pouco, criando uma transição entre esses  ambientes. Neste sanitário, o box do chuveiro apresenta divisória. As paredes são revestidas com azulejos com motivos florais.

-  O terraço é um espaço amplo que, além do varal, abriga a churrasqueira e duas mesas para refeições. Ele é cercado por um guarda-corpo e  permite amplos visuais para o entorno imediato.  A área da churrasqueira está decorada com alguns elementos típicos da cultura serrana: canga de boi, chifre de boi, tirador de couro, chaleira para chimarrão.

        

 

PROBLEMAS IDENTIFICADOS:

 

- A fachada voltada para a Rua Camboriú está alinhada com o passeio e configura-se como um paredão, interrompido apenas pelos portões de acesso aos fundos do lote.

- O desnível entre a calçada junto à fachada frontal e o piso do hall de entrada é mínimo, cerca de 1 cm.

- A porta da frente possui almofadas e uma suave curvatura na sua parte superior. A madeira desta porta encontra-se com várias fissuras, na parte mais baixa. Esta porta recebe diretamente o sol da tarde.

- A parede interna junto à porta externa da sala apresenta-se  com a pintura descascada e com manchas de umidade.

- A sala de refeições recebe pouca iluminação natural, pois está bastante afastada da única janela deste ambiente.

- Junto à porta de acesso ao banheiro da suíte, há móveis cuja utilização compete com a circulação.

- A cama de casal existente no dormitório dos filhos é usada para eventuais hóspedes, momento no qual, os rapazes precisam desocupar o seu quarto.

- Uma das paredes deste dormitório apresenta uma trinca, e a pintura se encontra descascada e com manchas de umidade.

- A janela da área de serviço é basculante e possui vidros transparentes lisos.
Esta janela está voltada diretamente para a janela do quarto da filha, cujos vidros são canelados. A área de serviço possui tanque de lavar, máquina de lavar, armário e vários materiais e inclusive caixas com alimentos dispostos junto à parede. Num dos cantos deste ambiente, foi instalado um vaso sanitário.

- O varal fica afastado da área de serviço, e se encontra instalado na área descoberta do terraço da edícula, voltado para a Rua Camboriú.

- O terraço está equipado com uma geladeira e um  balcão com pia, porém não há armários para armazenar as louças e utensílios necessários para as refeições realizadas naquele ambiente.  A proximidade entre as duas mesas existentes no terraço dificulta a  circulação neste ponto.

- Quando chove, a  água da chuva invade o terraço. O sol da tarde penetra bastante na área da churrasqueira, inclusive sobre a geladeira. 

- Boa parte dos visuais que se poderia ter do terraço ficam bloqueados pelo telhado da casa principal.   

- A fachada dos fundos apresenta uma composição com aberturas de diferentes tipos: a janela do quarto da filha é de guilhotina, possui venezianas e um arco abatido na parte superior; a janela do quarto dos filhos é de correr, sem venezianas e sem arco abatido.

- O portão da garagem se abre para o passeio público, dobrando-se no meio.

- O bujão de gás fica no interior da cozinha,  exposto ao lado do fogão. A metade inferior da parede junto a qual foram instaladas a pia e o fogão recebeu revestimento de azulejos. A parte restante das paredes é de reboco pintado  na cor branca.

- O quarto da filha se apresenta como um espaço muito amplo em relação a sua mobília. Esta se encontra dispersa ao longo das paredes. A cama fica próxima da janela e há uma grande área vazia entre a cama e a porta do quarto

 

 

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 

UNIDADE HABITACIONAL 11

 


 

FACHADA

 

 

ESTAR

 

 

COPA

 

 

COZINHA

 

 

QUARTO 01

 

 

QUARTO 03

 

 

CHURRASQUEIRA

 

 

QUARTO 02

 

 

GARAGEM

 

 

GARAGEM

 

 

CONFLITOS IDENTIFICADOS

 

Unidade 11 – ACI – Rua Benedito Novo, 93

Original 3Q

 

8. (A) Relação com a área pública X Condição de segurança dos transeuntes.

- abertura do portão invadindo a calçada lateral

10.a) (A) Interrelação dos usos X Necessidade de higiene, conservação dos equipamentos e de conforto na utilização.

- superposição de usos entre copa X circulação, banheiro de serviço X despensa

10.b) (P) Interrelação dos usos X Condição de privacidade.

- superposição de usos entre banheiro de serviço X despensa X lavanderia X depósito

11. (A) Dimensionamento, localização e quantidade do equipamento e/ou mobiliário X Necessidade de conforto na utilização e circulação.

- circulação conflituosa na sala de estar, copa, quarto 3 e churrasqueira

13.b) (A) Utilização do ambiente X Condição de aproveitamento racional dos espaços.

- sala de estar ociosa

14.a) (P) Articulação espacial X Condição de privacidade na zona íntima.

- acesso ao quarto 3 e banheiro social pela cozinha

14.b) (A) Articulação espacial X Necessidade de conforto na circulação e acesso.

- circulação principal acontecendo na copa

- afastamento entre setores da lavanderia

17. (A) Armazenagem do bujão de gás X Condição de segurança.

- local não ventilado (cozinha)

18. (A) Iluminação natural e ventilação X Necessidade de conforto térmico e lumínico, higiene e conservação dos ambientes e equipamentos.

- sombreamento excessivo de todos os ambientes da casa

21. (A) Uso de materiais de revestimento X Necessidade de conforto na utilização e ou manutenção.

- forro escuro dificultando condição de iluminação interna

- solução para a porta de entrada inadequada a condição de exposição ao sol

23.a) (A) Proteção e/ou manutenção dos ambientes e/ou equipamentos X Condição de higiene, conservação e segurança.

- exposição excessiva da churrasqueira

- acúmulo de umidade na parede da sala