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O Laboratório Interativo da Cor - LIC é uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de problemas e exercícios cromáticos no âmbito do AVA-AD / núcleo de aprendizagem da cor. Ele apresenta possibilidades de escolha, identificação e verificação numérica de matizes nos modelos RGB, HEX, HSB, CMYK e uma escala CMYK em PDF que pode gerar uma referência de cor quando impressa em equipamentos específicos (mesmo fechada em PDF a escala está sujeita a sofrer variações devido as características e as condições dos diferentes monitores). O LIC também demonstra algumas combinações cromáticas pré-programados que podem ser visualizados no sistema a partir de estruturas formais simples. Lembramos que são parâmetros de apoio e dirigem-se as etapas iniciais de trabalho. Portanto, os ajustes cromáticos no âmbito da saturação e valor, assim como as relações entre conceito, espacialidade, intensidade devem ser pensados a partir do contexto do problema ou do exercício em questão.
Cabe ressaltar que da mesma maneira que a percepção da cor varia de um indivíduo para outro, cada dispositivo no workflow digital de DTP entrada, exibição, saída utiliza um método diferente para processar as cores. A tecnologia empregada em cada equipamento permite um certo alcance de cores que aquela máquina em particular pode reproduzir ou exibir. Este alcance de cores é conhecido como gamut. Um dispositivo de saída, por ex. tem o espaço de cor determinado por CMYK. Em muitos casos, um matiz apresentado no monitor (RGB) está fora do gamut do CMYK, assim, não será impresso ficando, na maioria dos casos dessaturado ou sujo.
Cada tipo de equipamento tem seu próprio espaço de cor, seu próprio alcance de cores sua própria definição. Como uma imagem passa por diversas fases até a impressão final, cada dispositivo, ao longo do fluxo de trabalho introduz mudanças sutis em cor. Até mesmos monitores produzidos pelo mesmo fabricante, podem mostrar a uma certa cor de maneiras diferentes. Também existem efeitos de impressão criados com tintas especiais (como metálicas e vernizes) que não podem ser representados pelo DTP.
Um sistema de gerenciamento de cores (CMS) pode prover a consistência de cor que se necessita. O CMS administra as diferenças nos espaços de cor dos dispositivos no workflow. Os softwares atuais estão baseados nos sistemas CIExyY e CIELab. O CMS transforma os dados do RGB para o sistema independente CIE e os converte em separações CMYK, para que sejam mantidas as cores durante o processo.